Um líder, seja gerente, diretor, chefe de setor, supervisor ou coordenador, só ganha a admiração da sua equipe quando está presente, quando mostra o “como fazer” ao invés de apenas dizer “o que fazer”, quando atribui de forma pertinente às responsabilidades de cada um e, principalmente, quando demonstra interesse pelo trabalho e desempenho dos profissionais que o cercam, sempre ciente de todos os processos.
A maioria dos gestores oscila entre a atenção total, nos momentos de crise, e o distanciamento em relação à equipe, quando o trabalho parece estar indo bem. Porém, ter uma rotina de acompanhamento e controle é importante para manter a produtividade sempre em alta e criar uma cultura organizacional bem definida em relação aos prazos, objetivos e metas. Por isso, é importante que você:
- Esteja sempre presente para indicar os caminhos a serem seguidos, orientar e oferecer treinamento adequado para que o funcionário atinja os objetivos traçados.
- Fiquei sempre atento ao andamento do trabalho para que possa identificar a necessidade de recursos para a correta execução das tarefas, pois nem sempre o colaborador irá solicitar ajuda, seja pessoal ou material.
- Seja participativo em cada etapa dos processos, para que você possa analisar as consequências futuras de cada ação, se antecipar aos problemas e enxergar oportunidades.
- Mantenha rotinas de cobrança para que os funcionários não percam o foco. Sempre vá até cada um deles e pergunte, frequentemente, sobre o trabalho, mas sem pressionar.
- Semanalmente, faça reuniões com todos os colaborares para avaliar o desempenho, diagnosticar problemas, buscar soluções e estabelecer novos processos. Periodicamente, converse individualmente com cada um para entender seus objetivos pessoais, suas frustrações e sua visão em relação à empresa.
Desta forma, se mantendo próximo aos seus funcionários e conhecendo, a fundo, o trabalho de cada um, você terá argumentos e justificativas plausíveis para repreender, delegar funções, avaliar o desempenho, promover ou demitir, resolver conflitos internos e planejar mudanças de processos individuais e estruturais. Seja um líder presente.