ACOMPANHE AS ROTINAS DE TRABALHO DA SUA ESQUIPE DE VENDAS DE SEGURO E OBTENHA MELHORES RESULTADOS.

Um líder, seja gerente, diretor, chefe de setor, supervisor ou coordenador, só ganha a admiração da sua equipe quando está presente, quando mostra o “como fazer” ao invés de apenas dizer “o que fazer”, quando atribui de forma pertinente às responsabilidades de cada um e, principalmente, quando demonstra interesse pelo trabalho e desempenho dos profissionais que o cercam, sempre ciente de todos os processos.

A maioria dos gestores oscila entre a atenção total, nos momentos de crise, e o distanciamento em relação à equipe, quando o trabalho parece estar indo bem. Porém, ter uma rotina de acompanhamento e controle é importante para manter a produtividade sempre em alta e criar uma cultura organizacional bem definida em relação aos prazos, objetivos e metas. Por isso, é importante que você:

 

  1. Esteja sempre presente para indicar os caminhos a serem seguidos, orientar e oferecer treinamento adequado para que o funcionário atinja os objetivos traçados.
  1. Fiquei sempre atento ao andamento do trabalho para que possa identificar a necessidade de recursos para a correta execução das tarefas, pois nem sempre o colaborador irá solicitar ajuda, seja pessoal ou material.
  1. Seja participativo em cada etapa dos processos, para que você possa analisar as consequências futuras de cada ação, se antecipar aos problemas e enxergar oportunidades.
  1. Mantenha rotinas de cobrança para que os funcionários não percam o foco. Sempre vá até cada um deles e pergunte, frequentemente, sobre o trabalho, mas sem pressionar.
  1. Semanalmente, faça reuniões com todos os colaborares para avaliar o desempenho, diagnosticar problemas, buscar soluções e estabelecer novos processos. Periodicamente, converse individualmente com cada um para entender seus objetivos pessoais, suas frustrações e sua visão em relação à empresa.

 

Desta forma, se mantendo próximo aos seus funcionários e conhecendo, a fundo, o trabalho de cada um, você terá argumentos e justificativas plausíveis para repreender, delegar funções, avaliar o desempenho, promover ou demitir, resolver conflitos internos e planejar mudanças de processos individuais e estruturais. Seja um líder presente.